"Desde remotos tempos que Oliveira de Barreiros é a povoação mais extensa da freguesia de São João de Lourosa. Em 1758, de acordo com o <Inquérito Paroquial (lourosa) >, esta aldeia contava com 70 fogos. Pinho Leal, na obra <Portugal Antigo e Moderno >, de 1836, relatava-nos que <<... do concelho do Barreiro fazia parte a povoação de Oliveira de Barreiros, que teria 100 fogos, sendo atravessada pela estrada distrital que liga Viseu a Nelas e Seia>>. Com a remodelação do concelho de Viseu foi extinto o concelho do Barreiro, a que pertencia esta povoação." É desta forma que o Professor Carlos Figueiredo Lopes inicia o capitulo sobre Oliveira de Barreiros na sua obra " Terras e Gentes da Beira Alta".
"Pinho Leal, na obra "Portugal Antigo e Moderno", de 1836, relatava-nos que do concelho do Barreiro fazia parte a povoação de Oliveira de Barreiros, que teria 100 fogos, sendo atravessada pela estrada distrital que liga Viseu a Nelas e Seia" C.F. Lopes, in Terras e Gentes da Beira Alta
sábado, 23 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Pretende-se, com este espaço, dar a conhecer aquilo que vai acontecendo em Oliveira de Barreiros, bem como, trocar ideias e pensamentos com todos aqueles que por qualquer motivo tenham ligações com esta Aldeia. Ao criar este blog, pensamos, também, nos nossos emigrantes que pelas mais diversas razões tiveram que sair da Aldeia, perdendo laços que os ligavam à cultura, aos costumes e principalmente às pessoas que ainda aqui residem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)